terça-feira, 5 de abril de 2011

Canção do Exílio - Gonçalves Dias

Canção do Exílio

                  "Minha terra tem palmeiras,
            Onde canta o Sabiá;
            As aves, que aqui gorjeiam,
            Não gorjeiam como lá. 

            Nosso céu tem mais estrelas,
            Nossas várzeas têm mais flores,
            Nossos bosques têm mais vida,
            Nossa vida mais amores. 

            Em  cismar, sozinho, à noite,
            Mais prazer eu encontro lá;
            Minha terra tem palmeiras,
            Onde canta o Sabiá. 

            Minha terra tem primores,
            Que tais não encontro eu cá;
            Em cismar –sozinho, à noite–
            Mais prazer eu encontro lá;
            Minha terra tem palmeiras,
            Onde canta o Sabiá. 

            Não permita Deus que eu morra,
            Sem que eu volte para lá;
            Sem que disfrute os primores
            Que não encontro por cá;
            Sem qu'inda aviste as palmeiras,
            Onde canta o Sabiá."

Nenhum comentário:

Postar um comentário