quarta-feira, 13 de abril de 2011

Você Sabia...?

José Lins do Rego era fanático por futebol. Foi diretor do Flamengo, do Rio, e chegou a chefiar a delegação brasileira no Campeonato Sul-Americano, em 1953.

Perguntas Sobre o livro "Memórias de um Sargento de Milícias."

1)Como Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça se conhecem?
R:Em uma viagem de navio rumo ao Brasil.Leonardo assenta uma pisadela em Maria, que retribiu com um besliscão. Assim iniciaram um namoro que acarretará o nascimento de um filho, chamado Leonardo.


2) Qual foi o motivo pelo qual Leonardo pai se separou de Marida-da-Hortaliça?
R: Leonardo pai, desconfia que Maria o traira, e depois com um tempo confirma suas suspeitas, não aceitando traições, ele termina o casamento.


3) Quem cuidou de Leonardo filho depois da separação de seus pais?
R: O padrinho do menino (que era barbeiro).


4) Quem não gostava do menino Leonardo pelo vizinhança onde ele começou a morar?
R: A vizinha de seu padrinho.


5) Quais foram os amores de Leonardo pai?
R: Maria-da-Hortaliça, e a Cigana.


6) O que era o "canto dos meirinhos"?
R: Era um lugar de encontro de pessoas de classes altas, no caso, classe respeitada.


7)Leonardo vai atras de uma cigana, faz um ritual e acaba sendo preso . Por quem ele foi preso ?
R:Leonardo foi preso pelo Major Vidigal.


8)Graças a quem, Leonardo depois de preso por conta do ritual que participou, foi libertado?
R:Graças ao comadre que resolver interceder ao delegado.


9)Como são as atitudes de Leonardo a medida que ele vai crescendo?
R:Leonardo torna-se cada vez mais abusado, briguento e sem estudos.


10)Quem foi José Manuel na vida de Leonardo?
R: José Manuel, foi um concorrente de Leonardo filho, pois quando ele (Leonardo) se apaixonou por Vidinha (sobrinha de sua vizinha), José Manuel também queria ser o amor da jovem menina, e os dois ficavam em um "disputa".

Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida (Resumo de Livro)

  Os Portugueses Leonardo-Pataca e Maria-da-Hortaliça, se conheceram numa viagem de navio rumo ao Brasil. Leonardo-Pataca assenta uma pisadela em Maria que retribui dando-lhe um beliscão. Iniciaram assim o namoro que acarretará o nascimento do menino, Leonardo, “filho de uma pisadela e de um beliscão.”; segundo narrado na história, “formidável menino de quase três plamos de comprido, gordo e vermelho, cabeludo esperneador e chorão; o qual logo depois que nasceu mamou duas horas seguidas sem largar o peito. E este nascimento é certamente de tudo o que temos dito o que mais nos interessa, porque o menino de quem falamos é o herói da história.”No Rio de Janeiro, o menino terá como padrinho um barbeiro (o compadre) e uma parteira (a comadre) que protegerão, já que Maria-da-costa trai muitas vezes o companheiro, o que acaba culminando em seu retorno parar Portugal acompanhado de um capítão de navio. Em consequência, Leonardo-Pataca acaba expulsando de casa o menino Leonardo om um vigoroso pontapé, e logo em seguida apaixona-se por uma cigana, que, por sua vez, também abandonará. Não contente ,recorre à feitiçaria para reconquistá-la e durante um ritual “místico” é preso pelo Major Vidigal, astuto e poderoso policial que a todos impunha extremo respeito. Só se livra da prisão graças à comadre que resolve interceder junto a um tenente-coronel conhecido seu, cujo filho havia seduzido Maria-da-Hortaliça, a mãe de nosso herói.
    Leonardo é então adotado pelo padrinho, o compadre, barbeiro de profissão, com mais de cinquenta anos, solteiro que rapidamente acaba afeiçoando-se muito ao afilhado. À medida, porém,que vai crescendo, Leonardo torna-se cada vez mais abusado, briguento e pouco dado ao estudo. O compadre sonha com em fazê-lo padre, e até consegue torná-lo sacristão. Mas o Leonardo não durará muito no posto, pois detesta o padre que comanda a igreja da Sé e vinga-se dela revelando parar todos os fiéis o amor proibido entre o religioso e a cigana, a mesma pela qual Pataca se apaixonara. A partir daí, Leonardo não demonstra quaisquer interesse por trabalhos ou pelos estudos.
Torna-se um vadio, de vida desregrada, mas extremamente simpático, obtendo sempre a proteção de alguém. Certo dia conhece a jovem Luisinha, que é sobrinha de uma vizinha, a D. Maria, mulher de posses e louca por demandas. Apesar da moça não possuir maiores encantos, Leonardo passa a gostar dela. Porém, logo em seguida surge um concorrente mais velho e muito interesseiro, o José Manuel, que através de várias maquinações acabará se casando com Luisinha. Este trecho relata claramente as intenções de José Manuel em relação à Luisinha:
    “D. Maria era, como dissemos, rica e velha; não tinha outro herdeiro se não sua cobrinha: se morresse D. Maria, Luisinha ficaria arranjada, e como era muito criança e mostrava ser muito simples, era uma esposa conveniente a qualquer esperto que se achasse, como José Manuel, em disponibilidade; este pois fazia a corte à velha com intenções na sobrinha.”
Leonardo não sofre muito com o casamento de Luisinha, já que ao mesmo tempo dos fatos ele se apaixona por Vidinha , mulata sensual e faceira, com a qual acabe tendo um caso. Como Vidinha tem muitos pretendentes,armam-se várias confusões, atraindo a atenção do Major Vidigal, o terror dos malandros e vagabundos. Leonardo é preso, foge, volta a ser preso e é obrigado a se tornar soldado a serviço de Vidigal. Então prega uma peça no Major que, por isso, decide acoitá-lo. Sabedora disso e sempre disposta ajudar Leonardo, a comadre forma uma comissãode senhoras para interceder junto ao incorruptível major. Além dela, seguem D. Maria, a tutora de Luisinha, e Maria-Regala, que na juventude tivera uma relação ardente com o Vidigal. O Major recebe as senhoras e quando Maria-Regalada o chama para um canto e lhe faz uma promessa (a de reatarem o antigo amor), ele cede: Leonardo não apenas recuperá a liberdade como será promovido a sargento. No mesmo dia, José Manuel, que se revelara um péssimo marido, tem uma apoplexia e morre, deixando Luisinha viúva e livre parar se casar com Leonardo n mesma igreja da Sé, onde o agora sargente das Milícias fora Sacristão.

Boca do Inferno - Gregório de Matos

Descrição da Bahia do século XVII - "imagem de um paraíso natural - mas onde os demônios aliciavam almas para proverem o inferno" - há também a apresentação do poeta sátiro Gregório - o boca do inferno - (estilo barroco).
Francisco Teles de Menezes é emborrado por 8 homens encapuzados, tem sua mão arrancada do braço e é morto por Antônio de Brito -o motivo se deu por perseguição política - estarão envolvidos no crime: Ravasco - irmão do Pe Vieira e Moura Rolim - primo de Gregório. Os homens fogem para o Colégio dos Jesuítas, mas o governador da Bahia - Antônio de Sousa Menezes, O Braço de Prata, será avisado e começará uma terrível perseguição contra todos envolvidos.
Antônio de Brito será torturado e delatará os envolvidos - Viera será perseguido - mas por representar a igreja e o poder papal o governador releva mas quer o irmão Bernardo Ravasco preso e destituído do cargo de Secretário do Estado.
Ao tentar proteger a filha Bernardina Ravasco - Gregório conhece Maria Berco que será presa ao saber que ela possuía a mão e o anel do Alcaide, o anel será penhorado.
São confiscados de Bernardo documentos escritos e os poemas de Gregório. Bernardina é presa para pressionar Ravasco a se entregar.
Rocha Pita é nomeado desembargador para investigar a morte do Alcaide. Palma, também desembargador, nega a vingança planejada pelo governador e por falta de provas, exige a soltura dos envolvidos, mas para soltar Maria Berco - Gregório teria que pagar uma fiança de 600 mil réis.
Bernardino é libertado e expatriado - O governador é destituído do cardo e o marquês de Minas nomeado para substituí-lo e restituir o cargo de secretário a Bernardo Ravasco e se apresentar imediatamente ao Rei de Portugal, mesmo assim sai do Brasil com muitas riquezas.
O próximo governador - Antônio Luís da Câmara Coutinho também será satirizado pelo poeta Gregório que terá sua morte encomendada, mas só o próximo governador - João de Lancastre é que conseguirá prendê-lo e expatriá-lo para Angola, volta mais tarde para Pernambuco mas será proibido de escrever suas sátiras. Volta a advogar e morre em 1695 aos 59 anos.
- Pe Vieira lutará por justiça social através de seus sermões - morre cego e surdo em 1697.
- Bernardo Ravasco - recebe sentença favorável ao crime contra o Alcaide e é substituído pelo filho Gonçalo Ravasco.
- Maria Berco - ficará rica mas deformada, rejeita pedidos de casamento à espera do poeta Gregório que se casa com uma negra viúva - Maria de Povos - mas não se afasta da vida de devassidão pelos bordéis da cidade. - "se eu tiver que morrer, seja por aqui mesmo. E valha-me Deus, que não seja pela boca de uma garrucha, mas pela cona de uma mulher".
- A cidade da Bahia cresceu, modificou-se o cenário de prazer e pecado - cidade onde viveu o poeta Boca do Inferno.

Bibliografia de Gregório de Matos

Gregório de Matos Guerra era o terceiro filho de um fidalgo português, estabelecido no Recôncavo bahiano como senhor de engenho, e de uma brasileira. Ao contrário dos irmãos mais velhos que não se adequaram aos estudos e dedicaram a ajudar o pai na fazenda, Gregório recebeu instrução na infância e adolescência e foi enviado para a Universidade de Coimbra, onde bacharelou-se em direito.
Teria sido juiz do Cível, de Crime e de Órfãos em Lisboa durante muitos anos. Na Corte portuguesa, envolveu-se na vida literária que deixava o maneirismo camoniano e atingia o barroco, seguindo as influências espanholas de Gôngora e Quevedo. Por essa ocasião, teria também casado e tido acesso ao rei Pedro 2o, de quem ganhou simpatia e favores.
Sua sorte, porém, mudou bruscamente. Enviuvou e caiu em desgraça com o rei, segundo alguns biógrafos, por intriga de alguém ridicularizado em um de seus poemas satíricos. Acabou retornando à Bahia em 1681, a princípio trabalhando para o Arcebispo, como tesoureiro-mór, mas logo desligado de suas funções.
Casou-se, então, com Maria dos Povos, a quem dedicou um de seus sonetos mais famosos. Vendeu as terras que recebera de herança e, segundo consta, guardou o dinheiro num saco no canto da casa, gastando-o à vontade e sem fazer economia. Ao mesmo tempo, tratou de exercer a advocacia, escrevendo argumentações judiciais em versos.
A certa altura, resolveu abandonar tudo e saiu pelo Recôncavo como cantador itinerante, convivendo com o povo, freqüentando as festas populares, banqueteando-se sempre que convidado. É nessa época que se avoluma sua obra satírica (inclusive erótico-obscena) que iria lhe valer o apelido de "Boca do Inferno". Mas foi a crítica política à corrupção e o arremedo aos fidalgos locais que resultaram em sua deportação para Angola.
De lá, só pôde retornar em 1695, com a condição de se estabelecer em Pernambuco e não na Bahia, além de evitar as sátiras. Segundo os estudiosos, nesses momentos finais de vida, tornou-se mais devoto e deu vazão à poesia religiosa, em que pede perdão a Deus por seus pecados. Morreu em data incerta no ano seguinte.
Vale lembrar que a fama de Gregório de Matos - um dos grandes poetas barrocos não só do Brasil, mas da língua portuguesa - é devida a uma obra efetivamente sólida, em que o autor soube manejar os cânones da época, seja de modo erudito em poemas líricos de cunho filosófico e religioso, seja na obra satírica de cunho popularesco. O virtuosismo estilístico de Gregório de Matos não encontra um rival a altura na poesia portuguesa do mesmo período.

Você Sabia...?

Vinicius de Moraes, casado com Lila Bosco, no início dos anos 50, morava num minúsculo apartamento em Copacabana. Não tinha geladeira. Para aguentar o calor, chupava uma bala de hortelã e, em seguida, bebia um copo de água para ter sensação refrescante na boca.

Você Sabia...?

Monteiro Lobato adorava café com farinha de milho, rapadura e içá torrado (a bolinha traseira da formiga tanajura), além de Biotônico Fontoura. "Para ele, era licor", diverte-se Joyce, a neta do escritor. Também tinha mania de consertar tudo. "Mas para arrumar uma coisa, sempre quebrava outra."

Você Sabia...?

Aos dezessete anos, Carlos Drummond de Andrade foi expulso do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), depois de um desentendimento com o professor de português. Imitava com perfeição a assinatura dos outros. Falsificou a do chefe durante anos para lhe poupar trabalho. Ninguém notou. Tinha a mania de picotar papel e tecidos. "Se não fizer isso, saio matando gente pela rua". Estraçalhou uma camisa nova em folha do neto. "Experimentei, ficou apertada, achei que tinha comprado o número errado. Mas não se impressione, amanhã lhe dou outra igualzinha."

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Senhora - José de Alencar

Senhora é uma das obras mais famosas de José de Alencar, e um admirável romance onde o autor retrata a história de Aurélia Camargo, moça pobre, torna-se rica graças à herança do avô, recebida aos 18 anos, quando é apresentada a sociedade fluminense. Encanta a todos com sua esplendorosa beleza.
Sua beleza desperta o interesse de muitos rapazes e sabendo, sagazmente, os riscos que corria, ela vive intensamente. Revolta-se, muitas vezes contra a sua riqueza por conhecer nela um dos motivos para os admiradores.
O Sr. Lemos, tio materno e tutor de Aurélia, era convocado de vez em quando para resolver problemas de pequena importância. Certo dia, a jovem convoca seu tutor para apresentar-lhe um certo assunto, seu casamento. Cita o casamento de Adelaide, filha de Manuel Tavares do Amaral que a ofertou a um recém chegado ao Rio de Janeiro, sendo este, o seu escolhido. O escolhido é Fernando Rodrigues de Seixas, moço de vida média rico, mas em casa leva vida simples.
Aurélia pede ao Sr. Lemos que a auxilie no desmanche deste compromisso de Adelaide, pois além do interesse em Seixas, ela pretende fazer com que Adelaide se case com seu verdadeiro amor, o Dr Torquato Ribeiro, que também era seu amigo desde a convivência com sua mãe. Aurélia pede ao tutor que dê 50 contos de rés retirados de sua herança como dote a Ribeiro. Ela pede também que procure seu pretendente escolhido e lhe ofereça 100 contos de rés de dote, o casamento com separação de bens e que de forma nenhuma quebre o segredo de seu nome.
Inicialmente, Fernando Seixas não aceita a proposta, mas muda de idéia, pois precisa do dinheiro para dar um dote a uma de suas irmãs.
Desde que recebe o adiantamento, Seixas é apresentado a sua futura noiva. Surpreende-se em ver que sua noiva é sua ex-namorada na época de adolescência e sente-se humilhado, mas o Sr Lemos diz que Aurélia não sabe do acordo. Depois do acontecido, oficializa-se o pedido de casamento. Toda a sociedade fica atônita ao saber que Aurélia iria se casar com um marido sem fortuna. Acontece uma cerimônia modesta com poucos convidados e com os noivos demonstrando toda a sua felicidade. Mas, quando ficam a sós, Aurélia mostra toda a sua crueldade demonstrando todo o desprezo que tinha e chegando a mencionar o acordo de 100 contos de rés.
O autor tem uma perplexidade de no meio da história, retroceder ao passado de Aurélia, como num flashback ou até mesmo como histórias sobrepostas.
Aurélia tinha uma infância modesta em companhia de sua mãe que era sobrecarregada de tarefas e viúva. O irmão de Aurélia morre, e com isso sua mãe começa a se preocupar com seu futuro. O tio Lemos, mostra-se galanteador durante a infância de Aurélia. Mas a menina não aceita. Quem realmente ganha o coração da menina é Fernando Seixas. Seixas se constrangeu por namorar moça tão pobre. Aurélia chega a renegar outros pretendentes de posição melhor do que Seixas devido ao amor que sentia por ele, mas o rapaz prefere deixar Aurélia para o outro pretendente, o qual demonstra muito carinho pela moça. Mas sabendo da recusa dela, Seixas volta e a pede em casamento.
Lemos interferi nos acontecimentos falando com o pai de Adelaide sobre as vantagens de prometer sua filha a um outro homem que não o seu amado Dr Torquato. Adelaide acaba gostando de Seixas e por isso o apresenta em casa, fazendo o rapaz calcular todas as vantagens que teria com este casamento, e não com Aurélia, uma moça pobre e sem berço.
Aurélia sabe que foi trocada por Adelaide através de uma carta anônima. Diante de tanta infelicidade, Aurélia só conseguiu mudar sua vida quando reencontra o avô e a partir do reconhecimento dele para com a nora e neta. O avô de Aurélia morre infelizmente, deixando toda a sua fortuna para ela. Seu tio Lemos fica como tutor, e nomeia D. Firmina como acompanhante para a menina.
Na noite de núpcias, Aurélia confessa a Fernando toda mágoa e rancor guardado durante algum tempo. Passam a viver sobre aparências na sociedade, e o verdadeiro inferno sob quatro paredes. Seixas se sente humilhado pelas atitudes de Aurélia, mas por orgulho e amor permanece ao seu lado, submetendo-se aos seus caprichos.
Depois de algum tempo Fernando descobre um valor que tem a receber, que juntando com algum que já possuía conseguiria devolver o dote a Aurélia e viver livre de tamanhas ofensas. Aproveitando a devolução do dinheiro Seixa conta à esposa o porque de ter aceitado a separação no passado.
Aurélia extremamente transtornada declara seu amor e mostra que no mesmo dia que o humilhou na noite de núpcias, escreveu seu testamento onde deixava tudo o que tinha para seu tão amado marido. Naquele momento ela demonstra que abdicava de toda a fortuna para ficar ao lado de seu amado.
Acontece um doce beijo e tudo que tinha sido um enorme engano, toma ares reais de grande amor.


No Meio do Caminho - Calos Dummond de Andrade

             No Meio do Caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas, tão fatigadas,
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma
pedra

Você sabia... ?


Manuel Bandeira sempre se gabou de um encontro com Machado de Assis, aos dez anos, numa viagem de trem. Puxou conversa: "O senhor gosta de Camões?" Bandeira recitou uma oitava de Os Lusíadas que o mestre não lembrava. Na velhice, confessou: era mentira. Tinha inventado a história para impressionar os amigos.

Biografia de Hilda Hilst

Hilda de Almeida Prado Hilst (Jaú, 21 de abril, 1930Campinas, 4 de fevereiro de 2004) foi uma poetisa, escritora e dramaturga brasileira.
  
Hilda Hilst foi a única filha do fazendeiro de café, jornalista, poeta e ensaísta Apolônio de Almeida Prado Hilst, filho de Eduardo Hilst, imigrante originário da Alsácia-Lorena, e de Maria do Carmo Ferraz de Almeida Prado. Sua mãe, Bedecilda Vaz Cardoso, era filha de imigrantes portugueses. Em 1932, seus pais se separam. Em plena Revolução Constitucionalista, Bedecilda muda-se para Santos, com Hilda e Ruy Vaz Cardoso, filho do seu primeiro casamento. Em 1935, Apolônio é diagnosticado como paranóico esquizofrênico.
Em 1937, Hilda ingressa como aluna interna do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo, onde cursará o primário e o ginasial, com desempenho considerado brilhante. Neste ano a mãe lhe revela a doença de seu pai. Em 1945, inicia o curso secundário no Instituto Presbiteriano Mackenzie, onde permanece até a conclusão do curso. Em 1948, entrou para a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco). Seu primeiro livro, Presságio, é publicado em 1950. A partir de 1951, ano em que publica seu segundo livro de poesia, Balada de Alzira, é nomeada curadora do pai. Conclui o curso de Direito em 1952. Na universidade conhece sua melhor amiga, a escritora Lygia Fagundes Telles. Em 1966, mudou-se para a Casa do Sol, uma chácara próxima a Campinas, onde hospedou diversos escritores e artistas por vários anos. Ali dedicou todo o seu tempo à criação literária.
Hilda Hilst escreveu por quase cinqüenta anos, tendo sido agraciada com os mais importantes prêmios literários do Brasil. Em 1962 recebeu o Prêmio PEN Clube de São Paulo, por Sete Cantos do Poeta para o Anjo (Massao Ohno Editor, 1962). Muda-se para a Casa do Sol, construída na fazenda, onde passa a viver com o escultor Dante Casarini, em 1966. Em setembro do mesmo ano, morre seu pai. Dois anos depois, Hilda casa-se com Dante. Em 1969, a peça O Verdugo arrebata o Prêmio Anchieta, um dos mais importantes do país na época. No mesmo ano, a cantata Pequenos Funerais Cantantes, composta por seu primo, o compositor Almeida Prado, sobre o poema homônimo de Hilda, dedicado ao poeta português poeta português Carlos Maria Araújo, conquistou o primeiro prêmio do I Festival de Música da Guanabara.
A Associação Paulista de Críticos de Arte (Prêmio APCA) considera Ficções (Edições Quíron, 1977) o melhor livro do ano. Em 1981, Hilda Hilst recebe o Grande Prêmio da Crítica para o Conjunto da Obra, pela mesma Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 1984, a Câmara Brasileira do Livro concede o Prêmio Jabuti, idealizado por Edgard Cavalheiro (1959) a Cantares de Perda e Predileção (Massao Ohno - M. Lydia Pires e Albuquerque editores, 1983), e, no ano seguinte, a mesma obra recebe o Prêmio Cassiano Ricardo (Clube de Poesia de São Paulo). Rútilo Nada, publicado em 1993, pela editora Pontes, leva o Prêmio Jabuti como melhor conto. E, finalmente, em 9 de agosto de 2002, é premiada na 47ª edição do Prêmio Moinho Santista na categoria Poesia.
A escritora ainda participou, a partir de 1982, do Programa do Artista Residente, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
Assuntos tidos como socialmente controversos, por exemplo, o lesbianismo, a homossexualidade e a pedofilia, foram temas abordados pela autora em suas obras. No entanto, conforme a própria escritora confessou em sua entrevista ao Cadernos de Literatura Brasileira, seu trabalho sempre buscou, essencialmente, retratar a difícil relação entre Deus e o homem.
Seu arquivo pessoal foi comprado pelo Centro de Documentação Alexandre Eulálio, Instituto de Estudos de linguagem - IEL, UNICAMP, em 1995, estando aberto a pesquisadores do mundo inteiro.
Alguns de seus textos foram traduzidos para o francês, inglês, italiano e alemão. Em março de 1997, seus textos Com os meus olhos de cão e A obscena senhora D foram publicados pela Editora Gallimard, tradução de Maryvonne Lapouge, que também traduziu Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa.
Muitas de suas obras se esgotaram e não eram encontradas até que a Editora Globo republicou vários títulos.

Biografia de Roberto Marinho

Roberto Pisani Marinho (Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 1904 — Rio de Janeiro, 6 de agosto de 2003) foi um jornalista e empresário brasileiro. Foi um dos homens mais ricos e poderosos do Brasil. Participou do movimento tenentista, porém foi um dos primeiros a sair do Forte de Copacabana.
  
Herdou ainda jovem o jornal O Globo, fundado por seu pai, Irineu Marinho em 29 de julho de 1925, o qual ele ampliou, fundando uma cadeia de rádios entre as quais se destacam a Rádio Globo e a Rádio CBN, esta última somente de notícias. Em 26 de abril de 1965,fundou a Rede Globo de Televisão, que se tornou o principal canal de Televisão do Brasil e a terceira maior do mundo. A Rede Globo tem tido um grande desenvolvimento, durante e principalmente depois da Ditadura Militar. É especialmente na produção de telenovelas, que a TV Globo mostrou todas as suas forças, as quais têm sido exportadas para inúmeros países, inclusive a China. Hoje em dia suas empresas formam um império de mídia que tem imensa influência social e política no Brasil.
Esse pool de empresas faz parte do que hoje se conhece pelo nome de Organizações Globo.
Roberto Marinho sempre defendeu o liberalismo econômico, com aliança estratégica com os Estados Unidos. Foi adversário de políticos como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Leonel Brizola e o Lula da Silva. Quando Getúlio Vargas se matou, como presidente da República em 1954, seu jornal foi destruído pela população, quase falindo. Foi acusado de ser o mentor intelectual da Ditadura Militar, apoiada por ele. Em editorial publicado pelo jornal O Globo em 7 de outubro de 1984, Roberto Marinho escreveu:


Cquote1.svgParticipamos da Revolução de 1964 identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada.Cquote2.svg
O Globo


Roberto Marinho também acusado de manipular as eleições para governador do Estado do Rio de Janeiro, quando Leonel Brizola venceu, e de mandar nas comunicações brasileiras no governo de José Sarney, quando Antônio Carlos Magalhães, dono de uma afiliada da Globo, foi ministro das comunicações. Em 1989, foi acusado de manipular a edição do Jornal Nacional, após o debate de segundo turno entre Fernando Collor e Lula da Silva, para ajudar Collor a ser eleito presidente. Em 1992, Roberto Marinho, em um editorial do jornal O Globo e no noticiário Jornal Nacional, chamou Leonel Brizola de "senil". Isso valeu direito de resposta a Brizola no Jornal Nacional, que foi lido por Cid Moreira, dois anos depois, em 1994. Com o governo Fernando Henrique, as Organizações Globo passaram por uma grande crise, retirando o nome do jornalista na lista de bilionários da revista Forbes.
Com sua primeira esposa em 1946, Stella Goulart Marinho, teve quatro filhos: Roberto Irineu Marinho, Paulo Roberto Marinho (falecido aos dezenove anos, em 1970), João Roberto Marinho, e José Roberto Marinho. O segundo casamento foi com Ruth Albuquerque, em 1971, já se divorciando da primeira esposa.
Seu último casamento, o terceiro, foi com Lily de Carvalho Marinho, em 1991.
Em 6 de agosto de 2003, aos 98 anos, Roberto morreu na UTI do Hospital Samaritano internação devida a um edema pulmonar.
Em 5 de janeiro de 2011, aos 89 anos, internada na Clínica São Vicente, Lily Marinho, sua última esposa, teve falência múltipla dos órgãos, vindo a falecer no Rio de Janeiro.

Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato

Dona Benta, uma dama de mais de sessenta anos, sua neta Narizinho, que tem sete anos e Nastácia, melhor cozinheira do mundo, negra de estimação vivem no tranquilo Sítio do Picapau Amarelo . Todas as tardes, Lúcia, a menina do narizinho arrebitado, vai passear com sua boneca Emília, feita por Nastácia, no ribeirão que passa no fundo do pomar. Num certo dia, depois de dar comida aos peixinhos, elas conhecem um besouro de casacão e Príncipe Escamado, Rei do Reino das Aguas Claras , e vão viver a primeira e fundamental aventura para todo o ciclo do Picapau Amarelo: o encontro de Narizinho e Emília com Dona Carochinha e o Pequeno Polegar. Eles conhecem também a costureira das fadas, Dona Aranha, o Major Agarra-e- não-Larga-Mais e Doutor Caramujo, capaz de tudo curar. Além do mais, Emília, a boneca muda de Narizinho, toma uma pílula mágica do Doutor Caramujo e começa a falar, ainda que de maneira confusa e atrapalhada. De retorno ao Sítio, Narizinho, mudada, começa a imaginar mil e uma aventuras e descobre que Emília fala a língua das formigas e das abelhas. A menina quer casar Emília, que já está em idade de se casar, gorda e corada com Rabicó, un porquinho que a menina e seu primo Pedrinho, recém chegado da cidade, dizem ser Marquês. Pedrinho cria um novo personagem, o Visconde de Sabugosa, suposto pai de Rabicó e Emília, após o casamento arranjado, vira Marquesa de Rabicó. Depois da visita de Narizinho ao Reino das Aguas Claras , Príncipe Escamado está apaixonado pela menina e tem intenções de casamento. Lúcia e os outros personagens voltam ao Reino para a cerimônia, mas ela não se concretiza, pois Rabicó come a coroa, na realidade uma rosquinha de polvilho feita por Narizinho. Após o desastre, os personagens do Reino das Aguas Claras vêm visitar os personagens do Sítio. Um novo desastre acontece: Miss Sardine, uma sardinha norte america excêntrica, acaba na panela e comida por Nastácia.[BR]Gato Félix aparece no Sítio e diz ser o tetraneto do Gato de Botas. Ele conta sua história, mas ela não convence Visconde e Emília que descobrem que ele é somente um gato ordinário comedor dos pintos de Nastácia. Com a ajuda da cozinheira, eles expulsam o falso Gato Félix. Os personagens dos Contos de Fadas, o Gato de Botas, Aladim, Branca de Neve, Cinderela etc. vêm visitar o Sítio e, ao partirem, acabam esquecendo seus objetos mágicos. Dona Carochinha aparecerá em seguida para recuperá-los. [BR]Dona Benta, tendo esgotado seu repertório de histórias, encomenda o Pinocchio de Collodi a um livreiro de São Paulo. Entusiasmados com a leitura do livro feita pela avó, as crianças se decidem a criar um irmão do Pinocchio, feito com madeira nacional. O irmão do Pinocchio, João Faz de Conta, mostra aos personagens o poder do faz-de-conta e, em sua companhia, Narizinho presencia aventuras maravilhosas. [BR]Emília vence o concurso de idéias, com a idéia de organizar um circo, Todos os personagem do Mundo das Maravilhas são convidados. O circo é um verdadeiro fiasco, mas todos saem contentes e dando gargalhadas. Um garoto invisível, que Pedrinho acredita ser Peter Pan, aparece no Sítio e promete levá-los ao País das Fábulas com a ajuda de um pó mágico, o pó de pirlimpimpim. Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde e o garoto invisível, que eles apelidam de Peninha, encontram La Fontaine no País das Fábulas escrevendo suas fábulas. Eles presenciam, desta maneira, várias fábulas. Emília interfere na fábula da Cigarra e a Formiga e castiga a formiga várias vezes. Logo após, eles sauvam o burro da fábula O Leão e os animais doentes da peste . Após uma aventura no País dos Macacos , este burro partirá com Peninha ao Sítio e mais tarde será chamado de Conselheiro. De retorno ao Sítio, Dona Benta fica sabendo da aventura e decide participar da próxima excursão ao País das Fábulas para poder conversar com La Fontaine. Mas eles erram na quantidade de pó e vão parar no País das Mil e uma Noites . Atacados pelo pássaro Roca, eles são finalmente salvos pelo Barão de Munchhausen, que deve partir logo em seguida ao palácio do Imperador. Eles são novamente atacados pelo pássaro Roca. Sem saber o que fazer eles pensam em utilizar o pó de pirlimpimpim, e voltar ao Sítio. Como o pó está molhado, seus poderes são anulados. Eles são salvos pela idéia da Emília de utilizar o poder do faz-de-conta e retornam sãos e salvos ao Sítio. De volta ao Sítio, eles reencontram Nastácia, já sabendo de toda história, pois o burro (Conselheiro) já havia chego primeiro e lhe contado tudo. Uma carta da mãe de Pedrinho, Dona Antonica, chega e anuncia a Pedrinho o começo das aulas. O garoto, de olhos úmidos, vai embora.

Biografia de Monteiro Lobato

A 18 de abril de 1882 em Taubaté, estado de São Paulo, nasce o filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusta Monteiro Lobato. Recebe o nome de José Renato Monteiro Lobato, que por decisão própria modifica mais tarde para José Bento Monteiro Lobato desejando usar uma bengala do pai gravada com as iniciais J. B. M. L. Juca era assim chamado – brincava com suas irmãs menores Ester e Judite. Naquele tempo não havia tantos brinquedos; eram toscos, feitos de sabugos de milho, chuchus, mamão verde, etc... Adorava os livros de seu avô materno, o Visconde de Tremembé. Sua mãe o alfabetizou, teve depois um professor particular e aos sete anos entrou num colégio. Leu tudo o que havia para crianças em língua portuguesa. Em dezembro de 1896, presta exames em São Paulo, das matérias estudadas em Taubaté. Aos 15 anos perde seu pai, vítima de congestão pulmonar e aos 16 anos sua mãe. No colégio funda vários jornais, escrevendo sob pseudônimo. Aos 18 anos entra para a Faculdade de Direito por imposição do avô, pois preferia a Escola de Belas-Artes. É anticonvencional por excelência, diz sempre o que pensa, agrade ou não. Defende a sua verdade com unhas e dentes, contra tudo e todos, quaisquer que sejam as conseqüências. Em 1904 diploma-se Bacharel em Direito, em maio de 1907 é nomeado promotor em Areias, casando-se no ano seguinte com Maria Pureza da Natividade (Purezinha), com quem teve os filhos Edgar, Guilherme, Marta e Rute. Vive no interior, nas cidades pequenas sempre escrevendo para jornais e revistas, Tribuna de Santos, Gazeta de Notícias do Rio e Fon-Fon para onde também manda caricaturas e desenhos. Em 1911, morre seu avô, o Visconde de Tremembé, e dele herda a fazenda de Buquira, passando de promotor a fazendeiro. A geada, as dificuldades, levam-no a vender a fazenda em 1917 e a transferir-se para São Paulo. Mas na fazenda escreveu Jeca Tatu, símbolo nacional. Compra a Revista Brasil e começa a editar seus livros para adultos. Urupês inicia a fila, em 1918.
Surge a primeira editora nacional Monteiro Lobato & Cia, que se liquidou transformando-se depois em Companhia Editora Nacional sem sua participação. Antes de Lobato os livros no Brasil eram impressos em Portugal; com ele inicia-se o movimento editorial brasileiro. Em 1931, volta dos Estados Unidos da América do Norte, pregando a redenção do Brasil pela exploração do ferro e do petróleo. Começa a luta que o deixará pobre, doente e desgostoso. Havia interesse oficial em se dizer que no Brasil não havia petróleo. Foi perseguido, preso e criticado porque teimava em dizer que no Brasil havia petróleo e que era preciso explorá-lo para dar ao seu povo um padrão de vida à altura de suas necessidades. Já em 1921, dedicou-se à literatura infantil. Retorna a ela, desgostoso dos adultos que o perseguem injustamente. Em 1945, passou a ser editado pela Brasiliense onde publica suas obras completas, reformulando inclusive diversos livros infantis.
Através de Emília diz tudo o que pensa; na figura do Visconde de Sabugosa critica o sábio que só acredita nos livros já escritos.
Dona Benta é o personagem adulto que aceita a imaginação criadora das crianças, admitindo as novidades que vão modificando o mundo, Tia Nastácia é o adulto sem cultura, que vê no que é desconhecido o mal, o pecado. Narizinho e Pedrinho são as crianças de ontem, hoje e amanhã, abertas a tudo, querendo ser felizes, confrontando suas experiências com o que os mais velhos dizem, mas sempre acreditando no futuro. E assim, o Pó de Pirlimpimpim continuará a transportar crianças do mundo inteiro ao Sítio do Pica-pau Amarelo, onde não há horizontes limitados por muros de concreto e de idéias tacanhas. Em 5 de julho de 1948, perde-se esse grande homem, vítima de colapso, na Capital de São Paulo. Mas o que tinha de essencial, seu espírito jovem, sua coragem, está vivo no coração de cada criança. Viverá sempre, enquanto estiver presente a palavra inconfundível "Emília".

Bate Coração - Gustavo Reiz

Os ideais e os pontos de vista dos meninos adolescentes são relatados neste romance a partir da vida de André, protagonista da história. Por meio de uma narrativa muito bem-humorada, o leitor acompanha as divertidas confusões pelas quais o rapaz passa, a fim de conseguir, de uma vez por todas, o amor da temperamental e bela Luana, de quem quase não dava para desgrudar os olhos, de tão bonita que era.
André ficou sem saber o que fazer e o que dizer também. De nada adiantaria uma simples apresentação. Que atitude tomar, então, para parecer menos idiota? Ah, isso ele não sabia. Só sabia – e muito bem – que a moça era namorada do bad-boy Paulão, o valentão do pedaço, o que significava confusão. E das boas.
Mas logo uma reviravolta assustadora sacudiria definitivamente a vida de André e de toda a turma. O tempo, entretanto, saberia colocar as peças do jogo no lugar outra vez. E surpreenderia como estava acostumado a fazer.

Biografia de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

 
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (Passo de Camaragibe, 3 de maio de 1910Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 1989) foi um crítico literário, lexicógrafo, filólogo, professor, tradutor e ensaísta brasileiro.
Em 1923, mudou-se para Maceió (AL), onde, aos 14 anos de idade, começou a dar aulas particulares de português. Aos 15, ingressou efetivamente no magistério: foi convidado pelo Ginásio Primeiro de Março a lecionar em seu curso primário. Já naquela época passou a se interessar por língua e literatura portuguesas. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito do Recife em 1936. Nesse mesmo ano, tornou-se professor de Língua Portuguesa e Francesa e de Literatura no Colégio Estadual de Alagoas.
Passou a residir no Rio de Janeiro a partir de 1938, e continuou no magistério, como professor de Português e Literatura Brasileira, no Colégio Anglo-Americano em 1939 e 1940; professor de Português no Colégio Pedro II, de 1940 a 1969; e professor de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro de 1949 a 1980.
Aurélio Buarque de Holanda também publicou artigos, contos e crônicas na imprensa carioca. De 1939 a 1943, atuou como secretário da Revista do Brasil. Em 1941, deu início a seu trabalho de lexicógrafo, colaborando com o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa. Em 1942, lançou o livro de contos Dois Mundos, que foi premiado dois anos depois pela Academia Brasileira de Letras. No ano seguinte, trabalhou no Dicionário Enciclopédico do Instituto Nacional do Livro. Em 1945, publicou o ensaio Linguagem e Estilo de Eça de Queirós. Nesse ano, participou do I Congresso Brasileiro de Escritores, em São Paulo, e lançou, juntamente com Paulo Rónai, o primeiro dos cinco volumes da coleção Mar de Histórias, uma antologia de contos da literatura universal. Ainda em 1945, casou-se com Marina Baird, com quem teve dois filhos, Aurélio e Marisa Luísa, e cinco netos. Entre 1947 e 1960, produziu textos para a seção O Conto da Semana, do suplemento literário do Diário de Notícias.
A partir de 1950, começou a escrever para a revista Seleções do Reader’s Digest, na seção Enriqueça o Seu Vocabulário. Oito anos depois, reuniu todos os artigos que produziu para essa seção, publicando-os em um livro com o mesmo título.
De 1954 a 1955, lecionou Estudos Brasileiros na Universidade Autônoma do México, contratado pelo Ministério das Relações Exteriores.
A preocupação com a língua portuguesa e o amor pelas palavras levou-o a estudar e pesquisar o idioma durante muitos anos com o objetivo de lançar seu próprio dicionário. Finalmente, em 1975, foi publicado o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, conhecido como Dicionário Aurélio ou somente "Aurelião" ou "Aurélio". Modesto, ele vetou a inclusão, na sua obra, do verbete "Aurélio" como sinônimo de dicionário. Em 1977, publicou o Minidicionário da Língua Portuguesa, que também é chamado de "Miniaurélio". Em 1989, lançou o Dicionário Aurélio Infantil da Língua Portuguesa, com ilustrações do Ziraldo. O autor também traduziu várias obras, como Poemas de Amor, de Amaru; Pequenos Poemas em Prova, de Charles Baudelaire; e os contos para a coleção Mar de Histórias.
Aurélio Buarque de Holanda foi membro da Associação Brasileira de Escritores na seção do Rio de Janeiro (de 1944 a 1949), da Academia Brasileira de Filologia, do Pen Clube do Brasil (centro brasileiro da Associação Internacional dos Escritores), da Comissão Nacional do Folclore, da Academia Alagoana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e da Hispanic Society of America.
Aurélio Buarque de Holanda tinha ascendentes neerlandeses. Ao contrário do que tem sido propagado na internet, ele era apenas um primo distante de Sérgio Buarque de Holanda, pai do músico Chico Buarque.